sexta-feira , 22 setembro 2017
Você está aqui: Capa » Pastoral de Hoje » Vigiando o adversário

Vigiando o adversário

“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (I Pedro 5.8).

Precisamos estar atentos o tempo todo contra o adversário, assim como o segurança tem o compromisso de olhar o tempo todo o ambiente pelo qual tem responsabilidade.

Nosso adversário é o Diabo e há estratégias que devem ser conhecidas e aplicadas para ter vitória sobre esse ser tão ardiloso, mal e destruidor. Em Efésios 6.12 e 13 somos informados sobre uma batalha renhida na vida cristã. Essa batalha é espiritual. O Diabo é um ser real e procura causar muitos danos ao crente.

No texto citado no começo (I Pe 5.8), o escritor sagrado utiliza a figura do “leão” para indicar a ferocidade e violência que movem esse animal. Esse felino procura pegar a presa descuidada, fraca e indefesa. Da mesma forma o inimigo de Deus, desde o começo demonstrou sua fúria contra a criatura de Deus (Gn 3.1-6).

É necessário estar atento para não ficar vulnerável aos seus ataques. Ele faz armadilhas para que caiamos nelas e sejamos enfraquecidos na fé e destruídos moral e espiritualmente.

Satanás tentou até o Senhor Jesus Cristo (Mt 4.1-11). Se assim o fez, com sua ousadia maligna, fará também aos discípulos do Mestre Amado. Tiago (4.7) recomenda-nos que tenhamos uma postura de resistência diante do arque inimigo de Deus, disse ele: “Sujeitai-vos a Deus, resisti aos Diabo e ele fugirá de vos”.

Paulo recomenda aos santos de Éfeso que tomem toda a armadura de Deus para ter condições de sair vencedor nessa batalha (Ef 6.12-19). Já o apóstolo João procura encorajar os crentes ao afirmar que “maior é o que está em nós do que o que está no mundo” (I Jo 4.14). Temos o “Leão da tribo de Judá” conosco! Ele disse que todo poder lhe foi dado nos céus e na terra!

É necessário, portanto, crer em suas promessas. Encher o coração com a sua palavra (Cl 3.16). O coração vazio é espaço cobiçado por Satanás, mas coração cheio da Palavra torna-se resistente aos seus ataques. (Sl 119.9-11).

A vigilância é uma poderosa arma contra nosso adversário!

Sobre Pr Samuel Suana

Samuel Suana, marido de Marta Maria da Silva Suana e pai de Flórence da Silva Suana e de Asaph da Silva Suana. É pastor da Igreja O Brasil para Cristo em Pindamonhangaba–SP. Bacharel em Teologia (IBAD), Graduado em Pedagogia (UNITAU), Licenciado em Educação, com especialização em Didática do Ensino Superior (FASC) e Psicologia Pastoral (CEM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top