Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.” (Hb 13.4).
O Casamento foi uma iniciativa de Deus. No começo o Senhor instituiu o casamento com finalidades especiais na vida do ser humano. Em algum momento da nossa vida, a maioria de nós, toma a decisão de viver no estado do matrimônio. Muitas vezes, aqueles que fazem seus votos diante de Deus e das testemunhas fracassam no esforço de fazer da vida a dois uma experiência santa, prazerosa e abençoada por Deus.
Descartaria as receitas prontas para um casamento bem sucedido. Aquelas sugestões do tipo: 100 dicas para melhorar seu casamento; 35 ideias para fazer seu cônjuge feliz; 82 razões para não divorciar; 42 aspectos da prosperidade conjugal; 28 princípios para tratar bem seu (sua) companheiro (a). Matemática e relacionamento são coisas díspares. Pessoas não podem ser numeradas como as coisas.
Refletiria melhor sobre o valor da aliança. Vivemos em um tempo que compromisso não tem força. A cumplicidade entre um homem e uma mulher é a força do relacionamento. Aliança é mais que anel, é o pacto feito diante de Deus (não ato litúrgico, mas compromisso de fidelidade). Aliança é compromisso; é determinação da alma na vereda da fidelidade.
Estaria mais atento e cuidadoso com as informações mundanas e nocivas. Cuidaria melhor do meu olhar, restringiria a entrada de informações (pecaminosas), não criaria padrões a partir desses valores. É bom lembrar que vivemos em tempos de MASSIFICAÇÕES, informações globalizadas que, estão tão presentes dentro de nossas casas, e por isso as consideramos normais.
Colocaria o dinheiro no seu devido lugar, lembrando que ele deve ser servo e não senhor de meu casamento. Muitos de nossos conflitos estão relacionados com essa dimensão da vida humana. Temos um raciocínio que a estabilidade do nosso casamento depende dos recursos financeiros (MAMOM). O dinheiro tem arruinado a vida de muita gente! A presença do Senhor é a suprema necessidade da família. Podemos viver sem dinheiro, mas jamais sem a presença de Deus.