sexta-feira , 22 setembro 2017
Você está aqui: Capa » Mensagens » Se eu começasse meu casamento de novo – parte I

Se eu começasse meu casamento de novo – parte I

Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.” (Hb 13.4).

O Casamento foi uma iniciativa de Deus. No começo o Senhor instituiu o casamento com finalidades especiais na vida do ser humano. Em algum momento da nossa vida, a maioria de nós, toma a decisão de viver no estado do matrimônio. Muitas vezes, aqueles que fazem seus votos diante de Deus e das testemunhas fracassam no esforço de fazer da vida a dois uma experiência santa, prazerosa e abençoada por Deus.

Descartaria as receitas prontas para um casamento bem sucedido. Aquelas sugestões do tipo: 100 dicas para melhorar seu casamento; 35 ideias para fazer seu cônjuge feliz; 82 razões para não divorciar; 42 aspectos da prosperidade conjugal; 28 princípios para tratar bem seu (sua) companheiro (a). Matemática e relacionamento são coisas díspares. Pessoas não podem ser numeradas como as coisas.

Refletiria melhor sobre o valor da aliança. Vivemos em um tempo que compromisso não tem força. A cumplicidade entre um homem e uma mulher é a força do relacionamento. Aliança é mais que anel, é o pacto feito diante de Deus (não ato litúrgico, mas compromisso de fidelidade). Aliança é compromisso; é determinação da alma na vereda da fidelidade.

Estaria mais atento e cuidadoso com as informações mundanas e nocivas. Cuidaria melhor do meu olhar, restringiria a entrada de informações (pecaminosas), não criaria padrões a partir desses valores. É bom lembrar que vivemos em tempos de MASSIFICAÇÕES, informações globalizadas que, estão tão presentes dentro de nossas casas, e por isso as consideramos normais.

Colocaria o dinheiro no seu devido lugar, lembrando que ele deve ser servo e não senhor de meu casamento. Muitos de nossos conflitos estão relacionados com essa dimensão da vida humana. Temos um raciocínio que a estabilidade do nosso casamento depende dos recursos financeiros (MAMOM). O dinheiro tem arruinado a vida de muita gente! A presença do Senhor é a suprema necessidade da família. Podemos viver sem dinheiro, mas jamais sem a presença de Deus.

Sobre Pr Samuel Suana

Samuel Suana, marido de Marta Maria da Silva Suana e pai de Flórence da Silva Suana e de Asaph da Silva Suana. É pastor da Igreja O Brasil para Cristo em Pindamonhangaba–SP. Bacharel em Teologia (IBAD), Graduado em Pedagogia (UNITAU), Licenciado em Educação, com especialização em Didática do Ensino Superior (FASC) e Psicologia Pastoral (CEM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top