sábado , 18 novembro 2017
Você está aqui: Capa » Mensagens » Pastor imitador

Pastor imitador

Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam” (Fp 3.17).

Uma das grandes necessidades que temos em nossos dias é de exemplo.  Uma pessoa exemplar pode ser comparada como uma fôrma. Ficamos parecidos com a pessoa que temos como nosso exemplo. O apóstolo Paulo tornou-se um exemplo porque se esforçou para imitar a Jesus. Procurou fazer do mesmo modo como o Mestre fez. Seguiu os seus passos. Imitar na língua do NT (grego) é mimetai, isto é, fazer através de mímica.

Paulo não teve apenas um discurso semelhante ao de Jesus. Procurou conjugar conhecimento com comportamento. Falou da relação entre teoria e prática; entre fé e obras. Olhou para a vida espiritual em uma dimensão muito mais abrangente e profunda. Não se restringiu aos ritos da lei. Ao contrário, censurou aqueles que se justificavam por eles. Tão pouco optou por um misticismo fanático, que o destacava como o mais espiritual.

Antes, procurou olhar para Jesus para que sua fé, seu testemunho, seu comportamento, sua expressão de culto, suas motivações, tudo fosse parecido com o que houve no coração de Cristo Jesus (Fl 2.5-8).

Como pastor, Paulo foi semelhante a Jesus. Teve preocupação em proteger suas ovelhas. Alertou-as sobre os “inimigos da cruz de Cristo” (Fl 3.17-21). O pastor compromissado, exortou com firmeza e com lágrimas a sua igreja (v.18). Seu zelo foi manifestação de vida cristã e maturidade espiritual.

Paulo lembrou que os algozes do cristianismo valorizavam demasiadamente o corpo. Faziam do estômago um verdadeiro altar. Eram infames, pois invertiam os valores recomendados pelo Mestre. Esses caminhavam em direção à perdição (v.19).

O apóstolo das gentes lembrou que os que imitam a Jesus são cidadãos do céu; que possuem uma pátria de cima. Sendo assim, lembra que seu modo de andar deve ser pautado pela vida de santificação. Além disso devem nortear seu olhar pela esperança vindoura. Considerar que logo estaremos com o Senhor Jesus na glória eterna.

Sou forasteiro aqui, em terra estranha estou; do reino lá do céu eu sou embaixador.

Sobre Pr Samuel Suana

Samuel Suana, marido de Marta Maria da Silva Suana e pai de Flórence da Silva Suana e de Asaph da Silva Suana. É pastor da Igreja O Brasil para Cristo em Pindamonhangaba–SP. Bacharel em Teologia (IBAD), Graduado em Pedagogia (UNITAU), Licenciado em Educação, com especialização em Didática do Ensino Superior (FASC) e Psicologia Pastoral (CEM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top