sexta-feira , 22 setembro 2017
Você está aqui: Capa » Mensagens » Orai uns pelos outros

Orai uns pelos outros

“Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tg 5.16). 

A mutualidade cristã é o movimento mais belo e significativo que a igreja faz no sentido de manter a sua comunhão e saúde espiritual. Nesse sentido, várias são as recomendações bíblicas, especialmente do NT que nos orienta a processar essas experiências. A bíblia recomenda que amemos uns aos outros, que exortemos uns pelos outros, que levemos as cargas uns dos outros, que perdoemos uns aos outros etc. Aqui pensaremos sobre a necessidade de orar uns pelos outros.

Oração é um modo de participar do projeto divino. Orar é falar com um Deus poderoso (Sl 113). Orar pelo outro é manifestar nosso compromisso para com o outro. Sempre é bom lembrar que “eu sou o outro do outro!”. Por isso faz se necessário, na dinâmica da igreja (corpo onde participam muitos “outros”) que eu esteja atento a participação que dou para abençoar a vida do meu irmão.

Quando Pedro estava preso (At 12) a igreja fazia contínua oração por ele a Deus (v.5). A igreja orava continuamente. A oração é expediente da graça divina. Pessoas são tocadas pela graça através da nossa intercessão. Jesus ensinou-nos a orar pelos nossos inimigos (Mt 5.44). A oração é a única coisa que propicia o coração para que o perdão flua e seja ministrado.

Moisés orou por seus irmãos quando esses questionaram sua autoridade (Nm 12); Ananias orou por Saulo para que o Senhor o perdoasse e restaurasse a sua visão (At 9); Paulo orou pela igreja dos Efésios (Ef 3). A oração abençoa a vida do outro; traz a bênção de Deus para o coração aflito.

O apóstolo Paulo, logo depois de recomendar a oração incessante (I Ts 5.17) fez um pedido: “Irmãos, orai por nós”. Ele mesmo, embaixador do Senhor, desejou receber as orações do povo de Deus. Em Efésios 6.18-20 ele explicou a necessidade desse ministério. Que o Senhor nos ajude na oração.

 “Orai sem cessar” (I Ts 5.17).

Sobre Pr Samuel Suana

Samuel Suana, marido de Marta Maria da Silva Suana e pai de Flórence da Silva Suana e de Asaph da Silva Suana. É pastor da Igreja O Brasil para Cristo em Pindamonhangaba–SP. Bacharel em Teologia (IBAD), Graduado em Pedagogia (UNITAU), Licenciado em Educação, com especialização em Didática do Ensino Superior (FASC) e Psicologia Pastoral (CEM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top