domingo , 19 novembro 2017
Você está aqui: Capa » Mensagens » O jejum e a oração

O jejum e a oração

“Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; (…) Mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum”. (Mt 17.20a,21).

Em Mateus (17.14-22) há o registro de um menino endemoninhado que fora levado aos discípulos para que o libertassem, mas esses não puderam fazer. Quando o Senhor Jesus chegou ao local, explicou que existem problemas que são resolvidos apenas com jejum e oração.

Jejuar não é fazer greve de fome, nem fazer como muitos recomendam sacrificar o corpo físico. Jejuar é abster de coisas prazerosas que tocam nossas sensações para a dedicação exclusiva ao clamor, busca e adoração. O jejum é uma necessidade da alma; é um dos modos de lidar com o nosso coração, conduzindo-o ao quebrantamento e contrição.

A oração atrelada ao jejum fortalece o exercício da fé, aumenta a confiança em Deus e remete o pensamento às coisas do alto, tirando o foco das terrenas, materiais e passageiras. Se estamos nos preparando para passar a eternidade com o Senhor, faz-se necessário que, hora ou outra, dediquemos a esse tipo de exercício espiritual.

O profeta Isaías (58) esclareceu com muita propriedade qual é o jejum verdadeiro é que resultados objetivam o Senhor através dessa prática. Afirmou ele que esse não é um ato litúrgico e religioso apenas. Esse ato tem que ultrapassar a formalidade e o ritualismo. O jejum tem que ser procedimento do coração.

O porta-voz de Deus registrou a pergunta feita pelo Todo Poderoso: “Não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que despedaces todo o jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras e não escondas daquele que é da tua carne?” (Is 58.6 e 7).

Jejum é abrir mão de prazeres terrenos para experimentar as delícias celestiais.

Sobre Pr Samuel Suana

Samuel Suana, marido de Marta Maria da Silva Suana e pai de Flórence da Silva Suana e de Asaph da Silva Suana. É pastor da Igreja O Brasil para Cristo em Pindamonhangaba–SP. Bacharel em Teologia (IBAD), Graduado em Pedagogia (UNITAU), Licenciado em Educação, com especialização em Didática do Ensino Superior (FASC) e Psicologia Pastoral (CEM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top