segunda-feira , 25 setembro 2017
Você está aqui: Capa » Mensagens » Imitadores de Cristo

Imitadores de Cristo

“Sede meus imitadores como eu sou de Cristo” – (I Co 11.1).

Imitar é seguir fielmente um modelo. É copiar. A palavra no original grego mimetai, sugere mímica, isto é, reproduzir gestos, movimentos e posturas. Essa foi a recomendação do apóstolo Paulo em várias partes das Escrituras Sagradas.

Paulo foi um autêntico imitador do Senhor Jesus. Foi, talvez, o maior instrumento que Deus levantou no cristianismo depois da Bendita pessoa do Senhor Jesus. Foi uma pessoa destemida que colocou a vida a disposição do serviço do Senhor. Entenda por serviço, sacrifício. Paulo procurou andar na verdade. Esforçou-se sobremaneira para falar a verdade e para ter uma prática correspondente ao discurso que fazia.

Em Efésios (5.1) o escritor sagrado registrou: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”. Em uma outra parte, escreveu a outra igreja: “Sede também, meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam” (Fp 3.17). Graciosas recomendações: Imitar para serem imitados! Precisamos dos referenciais para aprendermos a fazer corretamente.

Aprendemos quando andamos com. A melhor maneira de aprender é conviver com quem sabe. É relacionar com quem tem a autoridade do conhecimento. Foi isso que Enoque fez. Andou com Deus. Caminhou com o Senhor e isso fez toda a diferença em sua vida. O livro de Gênesis (5.18) atesta que esse homem teve um viver santo por ter andado com Deus. A terra não mais era ambiente adequado para esse representante do Reino. Por isso Deus para Si o tomou.

Andar com uma pessoa, faz-nos parecidos à ela. Quem anda com Jesus acaba ficando parecido com Ele! O termo cristão, literalmente significa “aquele que é parecido com Cristo” (At). Observe os textos (Pv 10.9; Jó 42.5 e Gl 2.20) e procure associá-los à convivência que precisamos ter com o Bendito Salvador.

Que o Senhor dê a nós coração humilde para não seguirmos a obstinação do nosso coração, mas a seguir o exemplo de nosso amado Mestre. Esse sim em tudo foi obediente ao Pai, por essa razão precisa ser imitado.

A maior prova de autenticidade é a condição de quem imita ao Senhor Jesus.

Sobre Pr Samuel Suana

Samuel Suana, marido de Marta Maria da Silva Suana e pai de Flórence da Silva Suana e de Asaph da Silva Suana. É pastor da Igreja O Brasil para Cristo em Pindamonhangaba–SP. Bacharel em Teologia (IBAD), Graduado em Pedagogia (UNITAU), Licenciado em Educação, com especialização em Didática do Ensino Superior (FASC) e Psicologia Pastoral (CEM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top