sábado , 18 novembro 2017
Você está aqui: Capa » História

História

A OBPC Pinda (Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo de Pindamonhangaba) foi fruto do esforço de cristãos dedicados da cidade de Jacareí, que, no desejo de pregar o evangelho e cumprir a missão dada pelo Senhor, estenderam seus projetos até essa cidade. No começo da década de 90 a cidade era bem menor e com lacunas a serem cumpridas na evangelização e plantação de igrejas.

O pastor Domingo Rodrigues dos Santos, o então presidente da OBPC de Jacareí, mobilizou esforços, juntamente com sua família e equipe de trabalho para abençoar a cidade de Pindamonhangaba. Foram tempos trabalhosos, pois muitas vezes os irmãos vinham para cultuar e também para colocar a mão na massa e construir o local de culto.

A família pioneira da igreja foi a do casal Áurio Vilela e Maria José Cabral. Esses irmãos com seus filhos (Stela e Ivan) apoiaram amorosa e amplamente todos os esforços que eram feitos na implantação do trabalho. Esse casal ainda se encontra em nosso meio. Seus filhos que naquela época eram crianças, já estão casados e tocando seus respectivos projetos familiares.

O templo sede de nossa igreja (Pinda) foi assim começado. Os irmãos trabalharam duramente para levantar o templo (sobrado). Ao mesmo tempo foi fazendo o trabalho espiritual e integrando algumas pessoas à nova igreja. O pastor Domingos se valeu do trabalho de alguns seminaristas que estudavam no IBAD (Instituto Bíblico das Assembleias de Deus) para conduzir o trabalho e, em certo sentido, dirigir a congregação.

Nos anos 95/96 as atividades foram dirigidas pelo irmão Juan Gamboa Hurtado. Seminarista peruano que, logo depois da conclusão de seu curso, se enveredou no cumprimento da tarefa missionária, trabalhando primeiramente em Guiné Bissau e posteriormente em comunidades (favelas) nas periferias de Lima (Peru). Temos gratidão a Deus por esse tempo, pois foi nessa época que a congregação começou uma nova fase de sua história.

No final de 96 o pastor Samuel Suana e sua esposa Marta Suana foram convidados para dirigir o trabalho, ficando a frente da congregação. Já faziam 5 anos que o casal trabalhava no Seminário como professores e, desejavam muito, nessa época, se envolverem mais profundamente com a obra de Deus, pastoreando e lidando com os desafios das ovelhas do Senhor Jesus. O casal teve grande oportunidade de relacionar teoria com a prática.

De 97 a 2004 as atividades caminharam de forma lenta, porém sustentável. O trabalho era feito com seriedade e compromisso e ainda assim o grupo era muito pequeno. Apesar disso, os que compunham aquela pequena congregação doavam tempo e empenho na promoção da obra.

No ano de 2005, aprouve ao Senhor conceder à igreja a oportunidade de se organizar juridicamente, ganhando sua autonomia e envolvendo mais pessoas nas diferentes frentes de trabalho. Há uma equipe muito especial de trabalhadores que fazem esse trabalho crescer. Graças a Deus a OBPC Pinda tem sido um instrumento de bênção para a cidade e região. O pastor Samuel Suana, além de pastorear essa igreja local, também coopera com a Convenção das Igrejas O Brasil para Cristo do Estado de São Paulo, como superintendente da região (Vale do Paraíba).

É necessário lembrar nesse histórico da família pastoral (Ednei Alves de Andrade e sua esposa irmã Lídia juntamente com seus filhos Hatus e Priscila) que, de 2004/2008 ajudaram ostensivamente no cuidado com nossos irmãos e foi um excelente companheiro no trabalho do Mestre nessa cidade. Hoje esta família trabalha em Anápolis GO, pastoreando uma das igrejas ligadas ao trabalho do Pr Osvaldo do Vale.

A Igreja O Brasil para Cristo de Pindamonhangaba tem participado efetivamente da formação da mais nova cidade do Vale do Paraíba – OBPC de Aparecida. É motivo de grande alegria poder repartir nossos esforços e compromisso para que o evangelho seja propagado em terra tão carente da graça de Deus. Um diácono da OBPC Pinda, Carlos Montoia, sob os cuidados do PrVernei Antônio de Freitas e Presbítero Julieber Modesto, tem estado a frente dessa igreja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top