domingo , 19 novembro 2017
Você está aqui: Capa » Mulheres Cheias de Graça » Graça

Graça

O termo “graça” tem variados significados. Pode ser o substantivo próprio, nome de mulher “Graça”. Antigamente era sinônimo de nome, assim, quando se conhecia alguém perguntava-se: “Qual a sua graça?”

Pode  também indicar um estado de plena felicidade, aí dizemos “estado de graça”; pode ser usado para para dizer que alguém é engraçado, ou “cheio de graça”. Quando nos referimos sobre alguém que conquistou a simpatia dos outros dizemos : “caiu na graça”. Quando fazemos alguma aquisição que nada nos custa dizemos que “foi de graça”. No plural “graças”, a palavra indica gratidão.

No campo jurídico “graça” indica o benefício de expurgação da pena de um condenado, e é nesse uso que o termo mais se aproxima do sentido bíblico.  O termo graça aparece mais de 150 vezes na Bíblia e na grande maioria delas no Novo Testamento. Seu sentido nas Escrituras é amplo e rico pois refere-se ao favor que Deus dispensou a nós sem que nada fizemos para merecê-lo. Por isso a conhecida definição “favor imerecido”.

Ninguém é salvo de sua condição de pecador condenado sem a graça de Deus. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem de obras para que ninguém se glorie”( Efésios 2.8,9).  Ainda que seja  o mais cruel pecador  a graça de Deus é capaz de alcançá-lo, pois “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5.20).

Sobre Marta Suana

Marta Suana
Marta Maria da Silva Suana é formada em teologia pelo IBAD, com convalidação pela UMESP. É pós-graduada em História e Teologia do Protestantismo Brasileiro pela TEOLÓGICA (Faculdade Batista de Perdizes). Coopera no pastoreio da OBPC Pinda. Faz parte do corpo de ensinadores da MENIBRAC de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top