quinta-feira , 23 novembro 2017
Você está aqui: Capa » Mensagens » Confissão, serviço e intercessão

Confissão, serviço e intercessão

“Cria em mim ó Deus um coração puro e renova em mim um espírito inabalável” (Sl 51.10).

O Salmo 51 é uma das mais belas orações que temos acesso. O poeta, o rei Davi, falou da luta que travava em sua alma. Compartilhou com todos nós acerca do aperto que seu coração enfrentou quando fora confrontado por seu pecado. A oração desse penitente pecador parece ter três momentos específicos, a saber: o da confissão (v. 1-12); o do serviço (v. 13-17) e o da intercessão (v. 18 e 19).

Davi, em um momento de descuido espiritual, praticou dois crimes hediondos: Um adultério seguido de um homicídio. Essa história está registrada em II Samuel 11. Apesar de seu exército sair vitorioso da guerra que estava acontecendo, esse rei, considerado “o homem segundo o coração de Deus” perdeu e muito. Grandes males vieram em sua vida pessoal, sua família enfrentou crises jamais enfrentadas e também a nação ressentiu no coletivo o que estava acontecendo o que nascera no coração de uma pessoa.

Em um primeiro momento, o salmista e pecador apresentou sua necessidade à Deus. Sob a pressão da culpa implorou a misericórdia divina para que a percepção de Seu juízo fosse amenizada. Davi utilizou verbos significativos em sua confissão. Pediu a Deus que o lavasse que removesse a sujeira espiritual que estava impregnada em sua alma. Queria ser purificado, pois em seu entendimento, a sujeira externa está ligada a matriz pecaminosa (sujeira interna ou iniquidade), que precisa de tratamento radical através da graça divina.

O rei de Israel, em meio à confissão, percebeu que somente depois de experimentar esse toque divino é que poderia abrir o coração em uma adoração sincera e verdadeira. Tudo o que ocorresse sem esse pré-requisito não passaria de vã liturgia e formalidade religiosa. Davi sabia também que, para estar a frente de seu povo, como ungido do Senhor, precisava ter a graça abundante em seu coração. Só isso pode fazer uma pessoa exemplar para aqueles que estão á sua volta.

A um coração contrito e quebrantado o Senhor não desprezará

Sobre Pr Samuel Suana

Samuel Suana, marido de Marta Maria da Silva Suana e pai de Flórence da Silva Suana e de Asaph da Silva Suana. É pastor da Igreja O Brasil para Cristo em Pindamonhangaba–SP. Bacharel em Teologia (IBAD), Graduado em Pedagogia (UNITAU), Licenciado em Educação, com especialização em Didática do Ensino Superior (FASC) e Psicologia Pastoral (CEM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top