domingo , 19 novembro 2017
Você está aqui: Capa » Mensagens » Como lidar com ofensa e perdão

Como lidar com ofensa e perdão

Perdão é o “prejuízo” que recebemos quando dispomos o nosso coração a ajudar na restauração do ofensor. Perdoar é exercício importante no cultivo da vida cristã e da espiritualidade necessária à sobrevivência da fé.

A Bíblia é o livro que conta sobre o pecado e suas funestas consequências. É também o livro que fala do perdão e da graça manifesta a restaurar o pecador penitente. Ouvi alguém dizer que a maior virtude que alguém pode cultivar é a prática do perdão. Concordo com tal afirmação, pois o ato mais bárbaro, irresponsável e desagradável é o pecado.

Na vida prática sempre desejamos ser perdoados. Nosso coração sempre espera que o outro releve nossas fraquezas e ministre a nós a graça perdoadora. Quando assim somos tratados ficamos satisfeitos e reconhecemos como nobre o ato realizado pelo nosso irmão. Ao contrário de tal atitude, nosso coração sempre se posiciona resistente e indisposto compadecer do ofensor.

A lógica humana – da retribuição – induz-nos a “pagar o mal com o mal”, a “ferir com ferro quem com ferro nos ferir”. É incompatível fazer o que o Senhor Jesus ensinou: “Andar a segunda milha” e “oferecer o outro lado do rosto”. O Sermão do Monte (Mateus 5 a 7) propõe postura que só é possível graças ao favor do todo poderoso.

Perdoar é decisão do coração em favor de alguém que errou; de alguém que não evidenciou virtude no tratamento com o outro. José perdoou seus irmãos; aqueles que o desprezaram e venderam como escravos; Davi perdoou Saul apesar de toda hostilidade que sofreu por parte do tirano. O Senhor Jesus, no ambiente da CRUZ orou ao Pai: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”.

É necessário seguir o exemplo do Mestre, como bem recomendou o apóstolo Paulo: “Que haja em vós a mesma atitude que houve em Cristo Jesus” (Fl 2.5). Jesus ministrou o perdão aos pecadores e isso é parte essencial de nossa missão aqui na terra.

Sobre Pr Samuel Suana

Samuel Suana, marido de Marta Maria da Silva Suana e pai de Flórence da Silva Suana e de Asaph da Silva Suana. É pastor da Igreja O Brasil para Cristo em Pindamonhangaba–SP. Bacharel em Teologia (IBAD), Graduado em Pedagogia (UNITAU), Licenciado em Educação, com especialização em Didática do Ensino Superior (FASC) e Psicologia Pastoral (CEM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top