sábado , 18 novembro 2017
Você está aqui: Capa » Mensagens » A importância da vida congregacional

A importância da vida congregacional

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia”. (Hb 10.25)

Estar junto com os irmãos é uma das experiências mais significativas na vida cristã. Existem muitos benefícios àqueles que se dispõem a congregar. Todos os relatos que temos no NT acerca do ajuntamento dos santos revelam a grandeza desse momento. O livro de Atos (2.41-47) revela a beleza da reunião e os propósitos de Deus relativos ao momento de reunião do povo de Deus.

Primeiramente precisamos pensar que onde os discípulos do Senhor se reúnem a presença de Deus se faz real. O Senhor Jesus disse que “onde estivessem dois ou três reunidos em Seu nome, ali Ele estaria”. O Salmista declarou: “Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei, que possa morar em Sua casa para contemplar a beleza do Senhor e aprender no Seu templo” (Sl 84).

Quando estamos juntos com o povo de Deus temos a oportunidade de ser amado e edificado. Amor é compromisso que demonstramos ao outro, estando com o outro e manifestando o desejo de abençoá-lo. O momento congregacional permite que percebamos o irmão e externamos a graça que está em nós à sua vida. Quando alguém se sente percebido e amado, reage com amor e com gratidão.

O momento congregacional é momento de perdoar e de ajudar o outro. Muitos trazem para a reunião cristã suas lutas, crises e desafios. É possível orar ao Senhor pedindo que ajude essa pessoa a superar seus problemas. Alguns precisam ser perdoados, necessitam de ouvidos pois, só assim poderão colocar suas preocupações para fora. Podem ser pecados, necessidades, angústias, ressentimentos, frustrações etc. Ao ouvirmos estamos participando de suas necessidades.

A palavra de Deus nos incentiva a levarmos as cargas uns dos outros. Congregar é estar na presença de Deus com os irmãos. É permitir que Deus nos use em Seu bendito propósito para promover a felicidade de nosso próximo.

Bem aventurado é aquele que promove a felicidade do outro (Sermão do Monte).

Sobre Pr Samuel Suana

Samuel Suana, marido de Marta Maria da Silva Suana e pai de Flórence da Silva Suana e de Asaph da Silva Suana. É pastor da Igreja O Brasil para Cristo em Pindamonhangaba–SP. Bacharel em Teologia (IBAD), Graduado em Pedagogia (UNITAU), Licenciado em Educação, com especialização em Didática do Ensino Superior (FASC) e Psicologia Pastoral (CEM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top